Notícias
Você está aqui: HOME | Noticias | Caminhos do Cuidado visita escola técnica de Blumenau
Caminhos do Cuidado visita escola técnica de Blumenau
25 de maio de 2016

Era final da tarde, do dia 17 de maio, quando a equipe do Caminhos do Cuidado embarcou do Rio de Janeiro para Blumenau, interior de Santa Catarina. O objetivo da viagem foi realizar a primeira Rodada de Apresentações a respeito da nova plataforma virtual que está em fase de construção, o Observatório Caminhos do Cuidado. O encontro aconteceu durante todo o dia 18 de maio, na Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Blumenau (ETSUS-Blumenau), e contou com a presença dos diretores das quatro escolas técnicas da região Sul.

foto1_blumenau

Entrada de Blumenau / Colaboradores do projeto Caminhos do Cuidado

 

Como os voos chegam apenas até a cidade vizinha de Itajaí, a equipe fez também uma viagem de ônibus por uma hora até o destino final. Com o típico friozinho de inverno, os termômetros da região marcavam 10 graus e uma sensação térmica ainda menor. Mas, logo no dia seguinte, o vento gelado deu lugar aos calorosos abraços de reencontro com os diretores das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ETSUS) da região sul. A ETSUS de Blumenau acolheu todos com muito carinho em suas instalações. Esse foi um momento especial para a escola, que recebeu a primeira apresentação da rodada sobre o Observatório no mesmo período em que comemora 60 anos de fundação.

“Foi muito importante receber esse encontro porque é um piloto e toda iniciativa assim conta com fases de erros e acertos. O Caminhos do Cuidado teve um começo difícil na primeira fase do projeto, mas um término na formação muito interessante. Tivemos grandes conquistas e um legado de experiências importantes”, explicou a diretora da ETSUS de Blumenau, Claudia Vilela Lange.

A diretora mencionou que esse desdobramento do projeto será um diferencial para as escolas porque elas não contam com projetos que trazem esse retorno. “Nós que visitamos muito os municípios, percebemos primeiro a sede de continuidade do projeto e ouvimos as equipes dizerem como foi bom e como aprenderam sobre Saúde Mental. O Caminhos do Cuidado trouxe uma leveza para o assunto. Esse prosseguimento, com certeza, será importante para o fortalecimento das ações”, ressaltou Cláudia.

Foto2

Fachada da ETSUS Blumenau / Grupo de diretores e equipe do Caminhos do Cuidado no auditório da escola

 

Objetivos do encontro e boas vindas

A apresentação do Observatório Caminhos do Cuidado teve como proposta valorizar o compartilhamento de experiências, vivências e aprendizagens de formação dos integrantes do projeto através de uma metodologia de educação permanente, além de atuar como fomento à produção científica e pedagógica. Por esse motivo, o projeto convidou os diretores das ETSUS neste momento para que pudessem contribuir ativamente e validar a formulação deste novo espaço de gestão da informação por meio de uma construção conjunta.

Na ocasião, participaram quatro escolas técnicas do SUS: Centro Formador de RH Caetano Munhoz da Rocha (Cefor-RH), de Curitiba, no Paraná; Escola de Formação em Saúde (Efos), de São José, em Santa Catarina; Escola Estadual de Educação Profissional em Saúde do Rio Grande do Sul (ETSUS-RS), de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; e ETSUS Blumenau.

O encontro também contou com a presença da secretária de saúde do município, Maria Regina de Souza Soar, que deu boas vindas à equipe do Caminhos do Cuidado e a todos os diretores presentes. “Só tenho a agradecer em nome de todos os secretários municipais de saúde da região a oportunidade de poder sediar uma reunião de grande importância como essa. Para nós, é um orgulho recebê-los aqui na nossa sede em Blumenau. A qualificação dos nossos profissionais é de grande valia. Acredito que o impacto de toda a capacitação é, primeiramente, no engrandecimento do conhecimento deles, mas também no atendimento à população”, declarou Maria Regina.

Foto3_blumenau

Participantes do encontro junto com a secretária de Saúde de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar (no centro, de amarelo)

 

Na sequência, o coordenador de infraestrutura e logística do Caminhos do Cuidado, Ruy Casale, apresentou os indicadores do processo de formação e a ferramenta Business Intelligence, que será disponibilizada para as escolas para análise dos números nos territórios. Em seguida, a coordenadora de Educação a Distância (EAD) do projeto, Pilar Belmonte, falou sobre o curso que está sendo desenvolvido para profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) e a respeito do protagonismo fundamental das escolas nesta nova etapa.

Blumenau e seus laços coloniais

Durante os intervalos do encontro, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre as tradições da região, apreciando as comidas típicas como linguiça de porco e a famosa cuca, uma torta tradicional do lugar. Tudo preparado com gentileza pela Direção da ETSUS-Blumenau. O município também possui charmosas marcas de um passado colonial que recebeu imigrantes europeus, em especial alemães, o que deu origem a chamada Vila Germânica na cidade.

O grupo almoçou em um dos restaurantes do local. O espaço é voltado para receber turistas vindos de toda a parte do país. Por lá acontecem, todos os anos, desfiles e festejos tradicionais como a famosa Oktoberfest, segunda maior festa de cerveja do mundo.

Foto4blumenau

Almoço na Vila Germânica e a tradicional torta da região, cuca

 

No retorno às atividades, na parte da tarde, aconteceu a explicação sobre a ideia inicial dos canais: Memórias do Caminho, Repositório e Editoria de Produção e Pesquisa, apresentados pela consultora Cristina Ruas. Em seguida, houve a exposição do AvaliaCaminhos, com apresentação conduzida pelas profissionais do Educa Saúde, Renata Gusmão e Franceli Franckie, a respeito do andamento da pesquisa avaliativa sobre o processo de formação do projeto e da oferta de um curso de especialização para profissionais que atuam nas escolas.

“A proposta do Observatório Caminhos do Cuidado é boa e foi muito bem pensada. Os projetos desta natureza geralmente têm começo, meio e fim, entretanto os problemas relacionados ao uso de drogas são permanentes na assistência em saúde. Essa etapa de avaliação é sempre difícil, mas será muito enriquecedor se o Observatório tiver capacidade pedagógica e tecnológica para fazer essa avaliação, além de continuar ofertando formação aos profissionais”, afirmou o assessor da direção do Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha (Cefor-RH), do Paraná, Aldiney Doreto.

Confira a programação completa da rodada de apresentações que acontece até 9 de junho!

Créditos das fotos: Camila Cruz e Thiago Pereira (ETSUS Blumenau)

Por: Camila Cruz
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Enviar por email Imprimir
 
CAMINHOS DO CUIDADO NA SUA REGIÃO

Clique nos Estados para visualizar as notícias por região.

Distrito Federal
Desenvolvimento: Do it! Design