Notícias
Você está aqui: HOME | Noticias | Coordenação Macro-Nordeste inicia articulações em Pernambuco
Coordenação Macro-Nordeste inicia articulações em Pernambuco
24 de agosto de 2013

O Projeto Caminhos do Cuidado, através da Coordenação Macro-Região Nordeste, já iniciou as articulações para sua execução no Estado de Pernambuco buscando parcerias com a Escola de Saúde Pública de Pernambuco – ESPPE, Secretaria Estadual de Saúde (áreas técnicas de Saúde Mental e Atenção Básica) e Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS).

Durante o I Seminário Nacional de Consultório na Rua e Saúde Mental na Atenção Básica, realizado em 24 de julho, em Brasília, começou a articulação com as coordenações estaduais da Atenção Básica e Saúde Mental.  Na ocasião, o Projeto Caminhos do Cuidado foi apresentado à Léa Lima Lins, da Gerência de Saúde de Atenção à Saúde Mental (GASAM/PE).

Ainda no dia 25 de julho, Mônica Durães (DEGES) e Lisiane B. Possa (UFRGS) fizeram uma apresentação geral do projeto, na Escola Técnica de Saúde de Brasília, que contou com a presença da Gerente da Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), Célia Maria Borges da Silva Santana. No período da tarde foram realizadas reuniões em pequenos grupos por regiões, com o objetivo de esclarecer dúvidas e iniciar as primeiras pactuações no Estado.Também foram compartilhadas as previsões de turmas, orientadores, tutores e alunos para Pernambuco, de acordo com o previsto no projeto

Coordenadora Estadual

Dentro das articulações para a execução do projeto, a coordenação regional do projeto se reuniu com a Gerência da ESPPE, no último dia 13 de agosto, em Recife, onde foi apresentada a proposta e discutidas suas especificidades. Participaram da reunião: Emília Higino, Diretora Geral Educação em Saúde, Célia Maria Borges da Silva Santana, Gerente da ESPPE, Lorena Albuquerque, Coordenadora Educação Permanente/ESPPE. Para compor a coordenação estadual o projeto contará com Lívia Méllo.  Ela é fisioterapeuta, e tem experiência profissional na Atenção básica, Gestão e Educação.

Comissões

Nas próximas semanas o projeto Caminhos do Cuidado será apresentado à Comissão Intergestores Bipartite no Estado (CIB/PE), bem como na Câmara Técnica Estadual do Plano “Crack é Possível Vencer” e no Colegiado de Coordenadores de Saúde Mental.

Caminhos do Cuidado em Pernambuco

O Projeto Caminhos do Cuidado contará com um equipe estadual que trabalhará nas instalações da ESPPE. Estima-se que no Estado de Pernambuco haverá em torno de 431 tumas da formação. As primeiras iniciarão na segunda quinzena de outubro, tem-se a previsão de realizar-se uma média de 30 turmas por mês, com a execução da formação em 14 meses. Propiciando o curso para mais de 17.200 alunos, entre Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares e Técnicos de Enfermagem.


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Enviar por email Imprimir
 
CAMINHOS DO CUIDADO NA SUA REGIÃO

Clique nos Estados para visualizar as notícias por região.

Distrito Federal
Desenvolvimento: Do it! Design