Notícias
Você está aqui: HOME | Distrito Federal | Distrito Federal realiza mostra e certifica ACSs
Distrito Federal realiza mostra e certifica ACSs
24 de maio de 2015

Durante a “I Mostra dos Alunos do curso Caminhos do Cuidado- formação em saúde mental, com ênfase em álcool, crack e outras drogas” do Distrito Federal, realizada nesta quinta-feira (21/05), no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS), em Brasília, cerca de 200 alunos receberam seus certificados. Foram apresentados trabalhos e relatadas experiências em várias regiões do DF.

A mesa de abertura do evento foi composta por Patrícia Leal, representando o subsecretário de Atenção à Saúde, Berardo Nunan; o diretor executivo da FEPECS, Armando Raggio; a gerente pedagógica da Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb), Márcia de Araújo Esper; a professora Ena de Araújo Galvão, convidada de honra; o presidente do Sindicado dos Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde e Agentes Comunitários de Saúde, Aldenir Domício; e o presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), Etieno de Souza. A professora Tereza Cristina Lyra Leite, coordenadora estadual do projeto no DF apresentou o evento.

O coral de crianças e adolescentes do grupo musical Casa Azul, da unidade Riacho Fundo 2, coordenada pela pedagoga Flávia Pereira abriu a mostra. O grupo regido pelo maestro Rogério Silva executou o Hino Nacional, e apresentou ainda as músicas “Anunciação”, de Alceu Valença e “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. A Casa Azul é uma instituição que mantém um espaço de convivência com oficinas para crianças em situação de vulnerabilidade.

Márcia de Araújo Esper falou sobre o conteúdo e objetivos do projeto Caminhos do Cuidado, e contou que a professora Ena Galvão foi a mentora da inclusão desta temática, no curso de 400 horas oferecido pela Etesb. Ela informou ainda, que no Distrito Federal foram formados 99,10% dos ACSs matriculados no curso. O projeto alcançou 14 regionais de saúde e até julho de 2015 cinco turmas ainda serão executadas. “A proposta é oferecer também esse curso para todos os auxiliares e técnicos em enfermagem”, acrescentou Márcia.

Etineno de Souza disse que todos sabem da importância deste curso e da qualificação técnica não só para o ACSs, como também para toda a equipe. “Desde 2011, viemos pontuando que não só a questão salarial é importante, mas precisamos criar o perfil dos ACSs do DF”, declarou.

Aldenir Domício reiterou que a bandeira do sindicato é recuperar o papel do ACS. “A nossa luta é bonita e emociona. Cada passo que a gente não acreditava como a criação da carreira e sua organização, tudo foi conquistado. A função do agente é de transformador social”. Ele destacou o trabalho da coordenadora Tereza Cristina Leite.

A professora Ena Galvão, falou sobra a emoção que sentiu ao assistir a alguns encerramentos de turmas e registrou o apoio e a luta do sindicato pela qualificação dos ACSs. A Escola Técnica de Saúde de Brasília incorporou em sua grade a formação ofertada pelo projeto.

Patrícia Leal representando à subsecretaria de Atenção à Saúde falou sobre os desafios do projeto Caminhos do Cuidado e contou que todas as etapas foram pactuadas com os diversos atores.

Após o encerramento da mesa, foi feita a entrega simbólica dos certificados aos ACSs das regionais da Asa Norte, Paranoá, Samambaia e São Sebastião e os alunos apresentaram seus trabalhos.

Confira Algumas fotos:


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Enviar por email Imprimir
 
CAMINHOS DO CUIDADO NA SUA REGIÃO

Clique nos Estados para visualizar as notícias por região.

Distrito Federal
Desenvolvimento: Do it! Design