Notícias
Você está aqui: HOME | Depoimentos | No DF, Etesb incorpora temática do Caminhos do Cuidado à grade de formação dos ACSs
No DF, Etesb incorpora temática do Caminhos do Cuidado à grade de formação dos ACSs
25 de novembro de 2014

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo Distrito Federal, o projeto Caminhos do Cuidado está deixando sementes para os futuros agentes comunitários de Saúde (ACSs).  A temática da saúde mental, álcool, crack e outras drogas foi integrada à Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb), ou seja, os alunos que ingressarem no próximo ano terão em sua formação de ACSs o conteúdo e conceitos abordados pelo projeto. A informação é da coordenadora estadual do projeto no DF, Tereza Cristina Lyra Leite.

A meta estipulada para a formação de ACSs que era de 861 foi ultrapassada, de acordo com a coordenadora, chegando a 920 agentes formados até o final de 2014. O processo de formação de turmas e a execução do curso foi possível através da articulação feita pelas diretorias de Atenção Primária. “Em cada regional uma diretoria de Atenção Primária coordena as equipes de Saúde da Família”, explica. Ela conta que ao final do projeto, alguma regionais que não tinham encontrado espaço em sua agenda para a realização da formação, têm feito essa solicitação.

A novidade é que a Etesb incorporou à grade curricular dos ACSs a temática da saúde mental, álcool, crack e outras drogas. Segundo Tereza Leite, no próximo ano (2015), a escola também vai trabalhar com os auxiliares e técnicos em enfermagens, que não foram alcançados pelo projeto. “Os que não fizeram a formação estarão garantidos no ano que vem”, completou. A forma de adaptação para o curso para o ATENFs está sendo discutida com a orientadora de aprendizagem Rossana Pontes.

Tereza Leite diz que a função de coordenadora estadual do projeto no Distrito Federal teve muita importância na sua formação profissional. “Foi o fortalecimento de minha competência como psicóloga e com outras categorias, em outra perspectiva, do ponto de vista de educação e da gestão, não de perspectiva assistencial”, explicou.

Para as ETSUS a formação foi importante para a descentralização das atividades. “Trabalhar com outros atores, diretores de Atenção Primária, teve um aspecto muito positivo”, acrescentou Tereza.

Mostra será realizada no início do ano

Esta programada para o começo do próximo ano (2015) uma mostra com os trabalhos realizados pelas regionais informou Tereza. Ela destaca que o trabalho dos tutores foi fundamental para a execução do Caminhos do Cuidado. “A equipe de 8 tutores é muito dedicada e os apoios também”. Da equipe de apoio fazem parte as professoras Valeriana Fonseca e Patrícia Brito Monteiro, ambas grávidas. “Brincamos, dizendo que são os caminhos da fertilização”, comenta a coordenadora, acrescentando que duas tutoras acabaram de dar a luz.


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Enviar por email Imprimir
 
CAMINHOS DO CUIDADO NA SUA REGIÃO

Clique nos Estados para visualizar as notícias por região.

Distrito Federal
Desenvolvimento: Do it! Design