Notícias
Você está aqui: HOME | Noticias | A caminho do Observatório
A caminho do Observatório
18 de setembro de 2015

 

Depois de três dias de trabalho em Brasília, os participantes da oficina “Caminhos do Cuidado: trajetórias” se reuniram hoje (17/09) para apresentar o resultado parcial das avaliações dos dois anos de formação nas cinco regiões do país. Com falas emocionadas, os participantes expressaram a riqueza de reunir diferentes atores de todo o Brasil para refletir sobre o trabalho desenvolvido desde 2013.

 

FullSizeRender (7)

Foto: Pauliran Freitas

 

O dia foi marcado por um volume significativo de contribuições que serão sistematizadas e encaminhadas à coordenação do projeto até novembro deste ano. Entretanto, já foi identificada a necessidade de se registrar a diversidade de processos de trabalho e de soluções e tecnologias desenvolvidas para formar mais de 290 mil agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem, para atuar no enfrentamento do álcool, crack e outras drogas.

A troca de experiências entre profissionais da saúde, coordenadores do projeto, representantes do Ministério da Saúde, tutores e alunos durantes esses três dias de trabalho fez emergir a necessidade de continuidade do projeto para preservar e registrar o que foi feito e, além disso, disponibilizar todo o conhecimento produzido ao longo da formação.

“Em três dias a gente conseguiu construir um coletivo muito interessante de falas muito diversas sobre os processos vivenciados e todos convergem para a ideia de um projeto exitoso”, relatou Stephanie Kulpa, consultora responsável pela avaliação dos relatórios enviados pelos estados.

Já Alessandro Augusto, diretor da Escola Técnica do SUS em Sergipe, destacou a rede potente que foi formada pelo Caminhos do Cuidado em termos qualitativos e quantitativos em todo o país. Além disso, ponderou que é preciso buscar entender como a superação da meta estipulada poderá produzir sentido em cada território.

Diante de tantas falas positivas sobre a experiência, coube a coordenação do projeto construir e apresentar uma proposta para manter a vivência, a metodologia, do Caminhos do Cuidado acessível para ser compartilhada e desdobrada em outras temáticas da Saúde. E ali foi lançado o desafio de criar o Observatório Caminhos do Cuidado, uma plataforma virtual para a troca de experiências e produção coletiva de conhecimento, com o suporte tecnológico necessário para permitir a interação entre os envolvidos e todos os estados.

Como encaminhamento, com o resultado das avaliações que está em fase de consolidação, a coordenação do projeto começará a desenhar a proposta de construção do Observatório Caminhos do Cuidado. E assim, como o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ricardo Ceccim, destacou na música “Kaira”, de Arnaldo Antunes, que “o pé também muda o chão”, já se pode esperar uma nova caminhada de muitos desafios e mudanças.

 

Kaira
Arnaldo Antunes

A música muda você
Você muda mais alguém
Alguém muda outro alguém
Que muda você também

Você muda a cada momento
A música muda o tempo
Você é um instrumento
A música muda você

Pra melhor, pra melhor, pra melhor

A música muda o corpo
E a dança ajuda a mudança
A música de um outro
Desfaz a sua distância

O mundo muda você
Os outros te mudam muito
Você muda pra crescer
A música muda o mundo

Pra melhor, pra melhor, pra melhor

A música muda o vento
O pé também muda o chão
Assim como o pensamento
Muda sua sensação

A música muda tudo
E tudo muda você
Você é você porque muda
A música ajuda a ser
Bem melhor


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Enviar por email Imprimir
 
CAMINHOS DO CUIDADO NA SUA REGIÃO

Clique nos Estados para visualizar as notícias por região.

Distrito Federal
Desenvolvimento: Do it! Design