Notícias
Você está aqui: HOME | Distrito Federal | Em Brasília, grupo se reuniu para avançar no Caminhos do Cuidado
Em Brasília, grupo se reuniu para avançar no Caminhos do Cuidado
16 de setembro de 2015

No segundo dia de trabalho, em Brasília, os participantes da oficina “Caminhos do cuidado: trajetórias” entraram em contato com o consolidado dos relatórios produzidos pelos estados ao final de dois anos de formação em saúde mental, álcool, crack e outras drogas. O dia também foi marcado pelo início do processo de avaliação do projeto. Os participantes foram divididos em quatro grupos para avaliar aspectos: político, pedagógico, gerencial e territorial. As discussões permanecem até a manhã de 18/09.

FullSizeRender (6)

Foto: Pauliran Freitas

O consolidado dos relatórios finais encaminhados pelos municípios para prestação de contas do processo de formação dos agentes comunitários e técnicos de enfermagem foi apresentado na manhã do segundo dia de oficina. Os dados, extraídos a partir de um recorte de 50% dos estados alcançados pelo projeto, confirmaram o êxito do trabalho desenvolvido, que formou mais de 290 mil profissionais, nas cinco regiões do Brasil. A forte expressão do Caminhos do Cuidado no território nacional foi um dos principais destaques, constando em 100% dos relatórios enviados.

Outros aspectos citados nos relatórios como relevantes para o bom desempenho do projeto foram: a parceria entre as equipes, o apoio técnico e de estrutura das Escolas Técnicas do SUS (ETSUS), as articulações com as secretarias municipais e coordenações regionais de saúde, a organização de dados, a criação de instrumentos para o acompanhamento do projeto nos estados, e a experiência e a capilaridade das ETSUS em realizar processos educativos de forma descentralizada.

A apresentação do consolidado ficou a cargo da consultora do projeto, Stephanie Kulpa, e do membro da coordenação executiva, Marco Aurélio de Rezende. Sobre o trabalho realizado pelo Caminhos do Cuidado, a consultora destacou que “as aprendizagens e toda a tecnologia que foi construída para dar conta desse projeto, agora, permanecem nas escolas a partir dos trabalhadores que ocuparam esse lugar dentro das equipes estaduais”.

FullSizeRender (2)

Foto: Pauliran Freitas

Em continuidade à programação, que acontece até a próxima sexta-feira (18/09), na parte da tarde, os participantes deram início ao processo de avaliação dos dois últimos anos do projeto. Para tanto, foram criados quatro grupos de trabalho para refletir sobre aspectos políticos, pedagógicos, gerenciais e territoriais. O processo de avaliação e a condução dos grupos de trabalho foi apresentada pelo professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ricardo Ceccim.

FullSizeRender (5)

Foto: Pauliran Freitas

Para encerrar as atividades do segundo dia, foi realizada uma plenária sobre a apropriação do processo coletivo de construção da avaliação.


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Enviar por email Imprimir
 
CAMINHOS DO CUIDADO NA SUA REGIÃO

Clique nos Estados para visualizar as notícias por região.

Distrito Federal
Desenvolvimento: Do it! Design