Notícias
Você está aqui: HOME | Distrito Federal | Oficina “Caminhos do Cuidado: trajetórias” reuniu cerca de 150 participantes em Brasília
Oficina “Caminhos do Cuidado: trajetórias” reuniu cerca de 150 participantes em Brasília
15 de setembro de 2015

Cerca de 150 participantes foram recepcionados na manhã do dia 15 de setembro, em Brasília, por representantes do Ministério da Saúde (MS) e pela coordenação do projeto Caminhos do Cuidado, para os primeiros resultados do processo de formação em saúde mental, álcool, crack e outras drogas, e para o início da avaliação das estratégias adotadas nos últimos dois anos.

DSC04629

Foto: Pauliran Freitas

A centralidade do aluno na construção do projeto pedagógico, o fortalecimento das Escolas Técnicas do SUS e a oportunidade de experimentar novos dispositivos de educação permanente foram os destaques da cerimônia de abertura da oficina, que aconteceu até 18 de setembro.

 

DSC04634

Foto: Pauliran Freitas

 

Ao relatar sobre o êxito dos dois anos de Caminhos do Cuidado, o secretário de gestão do trabalho e da educação na saúde (SEGTS) do MS, Heider Aurélio Pinto, enfatizou o caráter inovador do projeto ao testar novos dispositivos de educação permanente, criar novos processos de trabalho para a escolas técnicas e trazer aprendizados, em diferentes escalas, para todas as instituições e órgãos envolvidos. Entretanto, o secretário destacou como ponto chave a mudança de paradigmas dos agentes comunitários e técnicos de enfermagem capacitados em relação a valores humanitários como o respeito às diferenças, a capacidade de escuta, a tolerância e o diálogo.

DSC04627

Foto: Pauliran Freitas

Além do secretário da SEGTS, também estiveram presentes na cerimônia de abertura os representantes da Secretaria da Assistência à Saúde do MS, da Casa Civil,  das Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, da Presidência da Fiocruz, do Departamento da Atenção Básica, do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde e do Grupo Hospitalar Conceição.

DSC04631

Foto: Pauliran Freitas

Na parte da tarde, os convidados puderam participar de uma conferência sobre saúde mental com o coordenador de saúde mental, álcool e outras drogas do MS, Roberto Tykanori, com reflexões sobre a inserção dos sujeitos nos territórios. Em seguida, Edelves Rodrigues e Ruy Casale, ambos coordenadores executivos, apresentaram detalhes do projeto e seus números de formação, infraestrutura e logística. Para encerrar os trabalhos do dia, o professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Ricardo Ceccim, apresentou aos participantes o processo de avaliação.


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Enviar por email Imprimir
 
CAMINHOS DO CUIDADO NA SUA REGIÃO

Clique nos Estados para visualizar as notícias por região.

Distrito Federal
Desenvolvimento: Do it! Design