Era fim de noite do dia 6 de junho, quando parte da equipe do Caminhos do Cuidado desembarcou em Brasília, a capital federal. A viagem fez parte da rodada de apresentações do projeto, que teve como objetivo apresentar a proposta da nova plataforma virtual do projeto, o Observatório Caminhos do Cuidado. Depois de percorrer as regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país, o encontro chegou ao Centro-Oeste brasileiro e foi realizado na Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb).
A reunião começou no dia 7 de junho, às 9 horas, e contou com a presença de diretores e representantes das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ETSUS) da região. A Etesb fica localizada na Asa Norte da cidade e recebeu todos os integrantes com muito afeto e carinho. A diretora da escola, Ena de Araújo Galvão, mencionou a importância do projeto Caminhos do Cuidado para a escola.
“O Caminhos do Cuidado veio dar um salto qualitativo para essa escola. A partir do projeto, nós estamos revertendo o modelo da escola tradicional para uma escola da função, do serviço, do Sistema Único de Saúde. Hoje, mais estruturado, ele vem trazendo aspectos interessantes e com objetivos gerenciais, pedagógicos, administrativos e políticos”, destacou Ena.
Na ocasião, foram apresentados os seis canais do Observatório. O primeiro foi o dos Indicadores, explicado pelo coordenador de infraestrutura e logística do Caminhos do Cuidado, Ruy Casale, e pela consultora de tecnologia do projeto, Lia Matté. O canal possibilita que os membros das escolas tenham acesso à ferramenta de Business Inteligence, que permite o armazenamento de dados coletados durante todo o processo de formação do projeto Caminhos do Cuidado.
Na sequência, a coordenadora de Educação a Distância (EAD) do projeto, Pilar Belmonte, mostrou como o novo curso a distância, voltado para profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF), está sendo desenvolvido e navegou na ferramenta online junto com os diretores e representantes das ETSUS.
Estiveram presentes no encontro quatro escolas técnicas do SUS do eixo Centro-Oeste: Centro de Educação Profissional de Saúde da Escola de Saúde Pública de Goiás Cândido Santiago (CEP-Saúde), de Goiânia, em Goiás; Escola de Saúde Pública do Estado do Mato Grosso (ESP-MT), de Cuiabá, no Mato Grosso; Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb), de Brasília, no Distrito Federal; e a Escola Técnica do SUS Professora Ena de Araújo Galvão (ETSUS-MS), de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.
Primeiras impressões dos diretores
Na ocasião, os participantes mencionaram suas primeiras impressões sobre o Observatório e trocaram experiências vividas em cada escola técnica. A coordenadora de formação técnica da Escola de Saúde Pública do Estado do Mato Grosso (ESP-MT), Noíse Maciel, considerou os avanços que o novo portal oferecerá para as escolas técnicas.
“O Observatório é um sonho porque, até hoje, não temos nenhum projeto que nos possibilite fazer a análise de dados das produções das escolas. Todos os canais me agradaram, fiquei muito otimista porque acho que a escola vai ganhar muito com esse projeto. Sobre o EAD, por meu estado ter uma extensão territorial muito grande, a gente não consegue estar em todos os municípios com todas as equipes. Por isso, esse método de ensino irá proporcionar que estejamos em locais bem distantes”, comentou Noíse.
A profissional falou ainda a respeito do novo curso de especialização do Caminhos do Cuidado, que está em fase de formulação. “Eu acho que a especialização vai fortalecer. Nós não temos dentro da equipe da escola pessoas com formação voltada para a questão de avaliação. Acho que precisamos, enquanto escola, implantar e institucionalizar esse processo de avaliação de todos os cursos. Será um ganho muito grande para a escola”, ressaltou a coordenadora.
Durante o intervalo, a diretora da Etesb ofereceu um coquetel preparado especialmente pela escola aos participantes, que contou com salgadinhos, doces, café, refrigerantes, sucos e biscoitos. Fotos, conversas, brincadeiras e abraços afetuosos foram trocados neste momento.
No segundo bloco de apresentações, a consultora do Caminhos do Cuidado, Cristina Ruas, conduziu a rodada de apresentação. Mais canais foram mostrados, como: Memórias do Caminho, Repositório e Editoria de Produção e Pesquisa (EPP). Para a superintendente de Educação, Saúde e Trabalho da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, Irani Moura, o Observatório Caminhos do Cuidado confirma o importante papel do projeto com as escolas técnicas.
“O Observatório é tão importante e, em um projeto extenso e grandioso como esse, estimula as escolas a crescerem e a ensinar. É um grande potencial de mudança. Basta que estejam agregadas e fortalecidas”, acrescentou Irani.
Em seguida, as representantes do Educa Saúde, Stefanie Kulpa e Rosângela Soares, mostraram o processo avaliativo do Caminhos do Cuidado e o programa de avaliação institucional educativa, o AvaliaCaminhos. A diretora da ETSUS-MS, Evelyn Cafure, saiu da rodada de apresentações entusiasmada com as novidades do projeto.
“Tem um leque de possibilidades aí dentro, tanto na parte da quantitativa quanto na qualitativa dos cursos. Eu pretendo chegar à escola e já entrar no Observatório. Antes de ir para a escola, vou fazer uma revisão em casa e reunir todos os meus técnicos”, disse Evelyn.
A capital federal e seus conjuntos arquitetônicos
Uma cidade em formato de avião. Assim, a capital do país foi planejada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer e, posteriormente, inaugurada pelo então presidente Juscelino Kubitschek, em 1960. Os bairros são divididos entre Asa Norte, Asa Sul e o Plano Piloto, que possui dois eixos: o Monumental e o Rodoviário.
As decisões importantes para o país saem de alguns pontos arquitetônicos da cidade, como a Esplanada dos Ministérios, o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional, localizado na Praça dos Três Poderes. Brasília conta também com arquiteturas marcantes, como a Catedral Metropolitana, o recém-restaurado Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e o Memorial JK.
Créditos das fotos: Jullia Mendonça