Notícias
Você está aqui: HOME | Noticias | Curso de formação de tutores acontece na ETSUS Paraná
Curso de formação de tutores acontece na ETSUS Paraná
7 de outubro de 2013

Cem candidatos a tutores estão participando do curso de formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) do Projeto Caminhos do Cuidado que está sendo realizado em Curitiba. Os tutores vão trabalhar na formação e no acompanhamento de agentes comunitários de saúde (ACSs) e auxiliares e técnicos de enfermagem (Atenfs) da Atenção Básica. Os cursos de formação dos tutores são compostos por aulas presenciais e observações em campo, alternando as duas práticas, com carga horária de 120 horas.

A solenidade de abertura do curso de formação de tutores aconteceu nesta segunda-feira (07/10), no auditório da Escola Técnica do SUS do Paraná.  Para a mesa de abertura do evento foram convidados: Célia Rodrigues Gil, diretora da Escola Técnica de Saúde do Paraná (Etsus-Paraná); Marco Aurélio Rezende, do Departamento de Gestão de Educação na Saúde do Ministério da Saúde; Rosana Ballestero Rodrigues do Departamento de Atenção Básica (DAB) do Ministério da Saúde; Cristina Guimarães, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica da Fundação Oswaldo Cruz (ICICT/Fiocruz) e Edelves Rodrigues da Escola do Grupo Hospitalar Conceição e coordenadora executiva do projeto.

Célia Rodrigues Gil deu as boas vindas aos alunos e a equipe e falou sobre a importância do projeto no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). “Há necessidade de se construir novos paradigmas para enfrentar questões que transcendem a questão patológica. Precisamos ter esse olhar para o sujeito que integra a sociedade e não tem oportunidades, nem acesso, precisamos acolher. É preciso transformar essas políticas, de forma a trabalhar o cuidado dentro dessa nossa missão que é promover e gerir os sistemas e os serviços de saúde. É um desafio para o SUS. Esse projeto Caminhos do Cuidado vem justamente ao encontro dessa realidade que precisamos transformar”, afirmou.

Em seu discurso, Marco Aurélio Rezende destacou que o projeto é uma ação importante do Ministério da Saúde, porque traz à tona a discussão da Saúde Mental com ênfase no usuário de álcool, crack e outras drogas. “Entendemos que esse processo de formação para os ACSs e Atenfs terá como efeito um impacto na rede como um todo. Tanto os tutores como os orientadores fazem parte de um processo de educação permanente. Esse já é um processo de formação, onde a partir das trocas e das experiências e de toda a metodologia que foi proposta, podemos começar a refletir sobre as nossas práticas e como temos encarado o SUS, e como temos pensado as políticas de Saúde Mental e Atenção Básica”.

Rosana Rodrigues também frisou a importância desse momento.  “Estamos construindo, junto com vocês, esse novo olhar do SUS, o olhar da integralidade do sujeito. Que possamos construir um SUS onde a integralidade não seja só um discurso. Que na Atenção Básica possamos caminhar de braços dados com a Saúde Mental”.

Cristina Guimarães disse que respaldava a fala dos colegas e agradeceu a presença dos alunos. “Eu agradeço a vocês terem acolhido nosso convite para participar de todo esse esforço, nesse desafio. O SUS é um corpo vivo, ele só pode ser realizado se cada um de nós participar e integrar. Um projeto é sempre um sonho, um sonho tem sempre uma dose muito grande de utopia. Isso é mais um sonho, e que a gente torce que se consiga realizar”. Cristina disse ainda que o grupo da coordenação do projeto tem sido bem recepcionado em todos os estados. Ela agradeceu a acolhida de Curitiba e encerrou seu discurso pedindo uma salva de palmas para a diretora Célia Gil.

Edelves Rodrigues explicou que o “Caminhos do Cuidado” é um projeto da Casa Civil e do Ministério da Saúde. “O Ministério convidou a Escola GHC e a Fiocruz, por sua experiência, para constituir uma equipe de trabalho junto com o Deges e o DAB. As escolas de saúde têm sido nossas grandes parceiras, elas nos acolhem e nos auxiliam a dar esse inicio organizativo e são muito importantes”. Edelves exibiu em slides a configuração do projeto.

Veja aqui a apresentação completa

Aspectos da Saúde Mental e Atenção Básica são discutidos

Após a apresentação, a coordenadora do macro-sul do projeto, Desirée Carvalho, informou aos alunos que os orientadores, Adriano Farina, Henrique Zilli, Vânia Melo, Ana Paula Marques, e Sheila Gonçalves iriam acompanhá-los no decorrer da semana. A primeira atividade foi a Dinâmica da Teia, em que os alunos se apresentam e conhecem um ao outro. Depois dessa atividade, Rosana Rodrigues do DAB fez uma apresentação sobre a Saúde Mental na Atenção Básica. Ela informou que a cobertura nacional das equipes de Saúde da Família é de 52%. Outro dado apresentado é o da existência de 2147 NASFs no Brasil, presentes em 1498 municípios, sendo que 1410 têm até duas equipes implantadas.

Outro dado mostrado indica a presença de psicólogos em 85% das equipes NASF no Brasil. Rosana disse que quando o apoio matricial ainda é confundido com supervisão e palestras e que é muito mais que essas ações específicas. Quanto à formação em saúde, ela afirmou que é preciso aprender a fazer a gestão compartilhada do cuidado. “É preciso olhar o sujeito de forma integral. O foco ainda é muito individualizado (clínico) e desconectado da lógica territorial”.  Rosana explicou o que é o Programa Nacional de Melhoria ao Acesso e Qualidade (PMAQ), que tem por um dos objetivos estimular a efetiva mudança do modelo de atenção, o desenvolvimento dos trabalhadores e a orientação dos serviços em função das necessidades e da satisfação dos usuários.

Ainda durante a programação do primeiro dia de oficina, Mariana Schorn, da área técnica do Ministério da Saúde, fez um breve histórico da política de saúde mental do país e da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Taia Mota, também da área da área técnica do Ministério da Saúde, falou sobre as ferramentas da Saúde Mental. Sobre o Projeto Caminhos do Cuidado, ela explicou que ele vai promover a mudança de paradigmas, convergência da atenção envolvendo diversas áreas e setores e a ampliação da RAPS em seus propósitos.


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Enviar por email Imprimir
 
CAMINHOS DO CUIDADO NA SUA REGIÃO

Clique nos Estados para visualizar as notícias por região.

Distrito Federal
Desenvolvimento: Do it! Design