Notícias
Você está aqui: HOME | Distrito Federal | Primeira Oficina de Orientadores de Aprendizado é realizada em Brasília
Primeira Oficina de Orientadores de Aprendizado é realizada em Brasília
13 de setembro de 2013

Durante três dias, de 9 a 11 de setembro de 2013, os 21 candidatos aprovados no processo de seleção do Projeto Caminhos do Cuidado participaram da primeira Oficina de Orientação Pedagógica de Orientadores de Aprendizado que foi aberta em 09 de setembro, no auditório na Escola Técnica de Saúde em Brasília (ETSUS). Ao final da oficina serão selecionados 12 orientadores e formado um banco de reserva.

Integraram a mesa de abertura do evento: Cristina Figueira, diretora da ETSUS-Brasília, Marco Aurélio Rezende, do Departamento de Gestão da Educação em Saúde, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (DGES/SGTES), do Ministério da Saúde, Cristina Guimarães, do Instituto de Comunicação e Informação Tecnológica (ICICT) da Fiocruz e Edelves Vieira Rodrigues, do Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

Cristina Figueira deu as boas vindas à equipe do projeto e aos alunos, em nome da Escola Técnica de Saúde de Brasília. Marco Aurélio Rezende afirmou que o projeto  caminhos dos Cuidado tem recebido uma grande atenção do DGES do Ministério da Saúde, departamento que cuida da educação permanente do profissional de saúde. Ele destacou que o projeto, que está dentro da meta do Plano Integrado “Crack, é possível vencer”, propondo um cuidado especial e uma resposta à sociedade com relação à atenção aos usuários de drogas. “Todos nós estamos sendo protagonistas nessa política que tem sido implementada, espero que consigamos realmente desenvolver um bom trabalho a partir deste projeto”, completou.

Cristina Guimarães falou da parceria entre a Fiocruz e Grupo Hospitalar Conceição junto ao Ministério da Saúde nesse grande desafio e estratégia, que é o Programa Caminhos do Cuidado. “O caminho e o cuidado são os dois conceitos principais dessa iniciativa que está sendo protagonizada. É a formação de uma grande rede que estamos iniciando hoje, vamos ter muitos desafios pela frente”, disse. Falando aos alunos, ela completou: “estamos aqui com vocês para compartilhar nesse período um conjunto de normas, orientações e diretrizes que estão balizadas na política, em estratégias de redução de danos e uma série de abordagens que são caras ao campo da saúde quando se pensa em saúde mental, crack e drogas”. Cristina agradeceu a acolhida da escola e às coordenações estaduais no empenho para a realização da oficina.

Dando prosseguimento ao evento, Edelves Rodrigues, da equipe de coordenação pedagógica do “Caminhos do Cuidado” fez uma breve apresentação do projeto, explicando que a meta inicial é a capacitação inicial de 290.760 alunos nos estados considerados prioritários (Acre, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo e Distrito Federal). A estimativa do total de alunos é de cerca de 35 mil na região Sul, 86 mil na região Sudeste, 32.440 na região Norte, 114 mil na região Nordeste e 20.657 na região Centro Oeste.

“O nosso objetivo é contribuir na formação dos agentes comunitários e auxiliares e técnicos de enfermagem na área de saúde mental, com ênfase nos problemas relacionados ao uso de crack e outras drogas, buscando ampliar as possibilidades das práticas do cuidado, acolhimento e escuta”.

em EAD e a distância será o forte do trabalho dos orientadores”. Edelves explicou que os agentes comunitários e técnicos/auxiliares de enfermagem terão formação de 60 horas, sendo que 40 horas presenciais e 20 na modalidade dispersão, com atividades interligadas entre um encontro e outro. “Os cronogramas dos cursos já estão pactuados nos estados e a formação se dará de forma descentralizada, respeitando as especificidades dos pactos locais.

A coordenadora pedagógica destacou ainda que as áreas técnicas da Saúde Mental, Atenção Básica e DGES auxiliaram na construção do material didático respeitando as diretrizes do Ministério da Saúde.

O Projeto Caminhos do Cuidado nos Estados As coordenadoras das macrorregionais Kaciely de Lima Jacino (Macro- Nordeste e Norte), Desireé dos Santos Carvalho (Macro-Sul) e Lenice Koltermann (DF) falaram sobre a realidade de suas regiões e as metas previstas para o projeto em cada local.

Kaciely Jacino disse que a meta inicial é a formação de 17.233 alunos em Pernambuco, sendo 15.339 agentes comunitários de saúde e 1894, auxiliares e técnicos de enfermagem, num total de 431 turmas em todo estado, com 62 tutores de aprendizagem e quatro orientadores. No Acre, Kaciely explicou que, inicialmente, a meta é a capacitação de 1.736 alunos (1569 agentes comunitários de saúde e 167 auxiliares e técnicos de enfermagem), com 16 tutores e um orientador de aprendizagem.

Na região Macro- Sul, a coordenadora Desireé Carvalho, apontou como meta inicial a formação de 355 turmas e 14.189 alunos em todo o estado do Paraná, sendo que destes 12.328 são agentes comunitários de saúde e 1.861 são auxiliares e técnicos de enfermagem.

No Rio Grande do Sul a estimativa inicial é de um total de 254 turmas, com 10.142 alunos (8.802 agentes comunitários de saúde e 1.340 auxiliares e técnicos de enfermagem).

Lenice Koltermann, coordenadora da Região Centro-Oeste, disse que o projeto começa pelo Distrito Federal com uma previsão de formação de 31 turmas totalizando 1.238 alunos, destes 1.039 agentes comunitários de saúde e 199 auxiliares e técnicos de enfermagem, que receberão aulas de 6 tutores, supervisionados por um orientador.

Estiveram presentes ao evento Alexandre Ribeiro, Anna Lúcia Abreu, Desireé Carvalho, Edelves Rodrigues, Kaciely Jacino, Karina Sirangelo, Lenice Koltermann, Livia Méllo, Luzia Pinto, Marco Aurelio Jorge, Cristina Guimarães, Maria Helena Santos, Marise Ramoa, Nelma Cezario, Nilva Stedile, Paloma Coll, Pedro Papini, Quelen da Silva, Renata Pekelman, Rita Barboza, Rosana Melo, Sergio Alarcon, Simone Almeida, Stefanie Kulpa, Sueli Barrios, Teresa Cristina Leite e Mônica Durães.

 


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Enviar por email Imprimir
 
CAMINHOS DO CUIDADO NA SUA REGIÃO

Clique nos Estados para visualizar as notícias por região.

Distrito Federal
Desenvolvimento: Do it! Design