Notícias
Você está aqui: HOME | Noticias | Atenção Primária à Saúde no RJ é tema de revista
Atenção Primária à Saúde no RJ é tema de revista
18 de abril de 2016

A revista Ciência & Saúde Coletiva da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) lançará, no dia 20 de maio, um número temático que aborda a Reforma da Atenção Primária à Saúde no Rio de Janeiro. A edição foi elaborada como forma de contribuir com o aniversário de 450 da cidade, comemorado em 2015. O evento será aberto ao público e acontecerá às 18 horas, no Museu da República, localizado na Rua do Catete, nº 153, Catete – RJ.

Com o título “Reforma da Atenção Primária à Saúde no Rio de Janeiro: comemorando os 450 anos de fundação da cidade”, os editores chefes da revista, Maria Cecília Minayo e Romeu Gomes, reunirão para o lançamento os autores da edição e o presidente da Abrasco, Gastão Wagner.

Priorização de serviços para as comunidades mais carentes; ênfase nas parcerias locais onde as clínicas de Saúde da Família foram implantadas; relevância aos cuidados de prevenção, vacinação e ações de planejamento familiar são alguns dos temas abordados.

 

A Atenção Primária à Saúde no Rio de Janeiro

De acordo com o editorial da revista, a Reforma da Atenção Primária à Saúde no Rio de Janeiro teve início no ano de 2009, estando a cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) em torno de 3,5%. Com a expansão da proposta de reforma, ao final de 2015, a região já atendia 50% da população, com registro e acompanhamento de mais de três milhões de pessoas.

Com a posição mais próxima à da cobertura de saúde universal, a cidade observou declínios significativos nos índices de morbimortalidade, especialmente de crianças menores de cinco anos. Outro avanço foi a capacitação dos especialistas em Medicina de Família, pois essa também é uma das muitas forças associadas às reformas em saúde do município.

Fonte: Associação Brasileira de Saúde Coletiva

 

Por: Camila Cruz
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Enviar por email Imprimir
 
CAMINHOS DO CUIDADO NA SUA REGIÃO

Clique nos Estados para visualizar as notícias por região.

Distrito Federal
Desenvolvimento: Do it! Design